Como funciona o processo de desenvolvimento de um software

Todos os detalhes do processo de criação e desenvolvimento de um software aqui!

À princípio o processo de desenvolvimento de software software pode parecer simples, mas não conseguimos entender a complexidade de tudo que envolve sua criação como tempo, servidor, conhecimento técnico entre outras coisas.

Saiba como funciona o processo de desenvolvimento de um software

Consultoria

Antes de tudo é preciso uma conversa com o cliente entender. Para isso a consultoria se faz necessária. Deve-se entender alguns pontos importantes. Como exemplo: qual o serviço ou produto? Quem serão os usuários desse software? Qual a urgência da implantação para que a empresa?

Dessa forma a empresa desenvolvedora desse software compreenda como solucionar o problema desse cliente.

Planejamento e Elaboração

A partir disso, os técnicos desenvolvedores iniciarão o projeto de planejamento e elaboração do software. Isso engloba desde criar um relatório inicial até glossário, definir modelo conceitual, a arquitetura, a funcionalidade e distribuí-las entre as interações.

Construção

É aqui que os desenvolvedores começam a “escrever as linhas de código”. Dessa forma, de acordo com a arquitetura escolhida, defini-se qual a mais adequada para o software personalizado como Delphi (Object Pascal)C++Java, etc.

Pode-se também utilizar na implementação ferramentas de software e bibliotecas de classes preexistentes para agilizar a atividade. Outra maneira é usar ferramentas CASE, que dinamizam o processo de desenvolvimento, nas várias atividades, onde inclui-se geração de código-fonte, documentação, etc.

Testes

Para validar tudo que foi feito, são feitos vários testes pelos desenvolvedores. Tudo é testado, desde o cadastro do usuário até as aplicações mais complexas. Assim fica a certeza que tudo está funcionando como esperado mas caso não esteja, seja solucionado antes da implantação.

Implantação

A implantação consiste em fornecer acesso do software nas máquinas do cliente, realizar treinamento. Caso a empresa tenha um software anterior, faz-se a migração dos dados para o novo software.

Suporte

Para finalizar, um ponto imprescindível do processo: serviço de suporte oferecido pela empresa. Eventualmente os usuários podem querer acrescentar, editar ou excluir funções do software de acordo com a utilização do mesmo, e por isso se faz necessário esse relacionamento.

Além disso, mesmo depois dos treinamentos, podem surgir dúvidas por parte dos usuários antigos ou dos novos que ingressarão na empresa.

A Open Data realiza treinamentos online e/ou presenciais.

Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários que respondemos pra você! Assine nossa newsletter para receber mais informações sobre o assunto!

Precisa de um software novo para sua empresa? Entre em contato conosco para um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.