Como proteger seus dados em homeoffice

Segundo a Pequenas Empresas Grandes Negócios, 77% das pequenas e médias empresas no Brasil aderiam ao teletrabalho por conta da determinação da OMS em relação ao COVID-19. Vamos falar sobre 5 ações de como proteger seus dados em homeoffice.

Esses funcionários estão trabalhando remotamente ou através de um computador pessoal ou pela máquina fornecida pela própria empresa. Por isso, é muito importante que cada um saiba como proteger seus dados em homeoffice!

A Agência Brasil já informou que 30% dessas empresas permanecerão com o trabalho remoto mesmo após a pandemia. Então, estando em um ambiente residencial, como garantir que as informações estão a salvo?

1. Anti-virus

Provavelmente, se você está trabalhando pela máquina fornecida pela sua empresa, já existe um anti-virus instalado. Mesmo assim, certifique-se que ele está atualizado. Aproveite para fazer uma revisão geral, semanalmente.

Se for um computador pessoal e ainda não tem anti-virus, está mais que na hora de providenciar! O AntiVirus Free é uma boa opção, e é gratuito!

2. Cuidado com links!

Você já deve conhecer os SPAMS, famosos e-mails Não clicar em LINKS enviados por emails indesejados cheios de propagandas e links que prometem resolver o que você está precisando.Por isso, cuidado! Questione sempre se você solicitou esse e-mail, se você conhece o destinatário ou a empresa.

Hackers se aproveitam dessa situação, onde precisamos resolver tudo online, para entrar nas nossas máquinas e o estrago pode ser enorme. Como, por exemplo, roubar suas senhas de acesso até ter todos os dados da sua conta bancária.

3. Atenção aos jogos online!

É natural que após o expediente ou aos finais de semana surja aquela vontade de relaxar. Ainda mais se você tem filho, a probabilidade dele querer se divertir um pouco no computador é grande!

Acontece que alguns jogos solicitam o cadastro de seu cartão de crédito para eventuais compras para passar de fase com mais facilidade, comprar mais vidas de jogo, etc. Uma vez que você já tenha feito uma compra pela online, seus dados do cartão estão salvos no computador.

Portanto, monitore o browser do seu navegador para não permitir Pop-ups e preenchimento automático de qualquer dado pessoal.

4. E-commerce

Já sabemos como o e-commerce é uma mão na roda desde sempre, e ainda mais agora no isolamento social. Sendo assim, escolha fazer compras de empresas que você conhece. Pode ser uma pequena empresa que você recebeu uma indicação, ou uma empresa famosa. Desconfie dos grandes descontos.

Uma outra dica é verificar no Reclame Aqui a procedência dessa empresa. NUNCA forneça seus dados de cartão de crédito ou foto do mesmo por mensagens.

5. Cuidados com a máquina

Cuidar do hardware também é tão importante quanto cuidar dos softwares! Certifique-se que seu computador está em um local longe do sol e em uma mesa fria.

Isso ajuda a evitar o aquecimento da máquina, que pode danificar o aparelho e perder simplesmente tudo! Outra dica é adquirir uma base com ventilação para notebook.

Ao desligar o computador, desligue o cabo de força. Isso evita que a bateria fique “viciada” ou que aconteça alguma descarga elétrica caso tenha alguma queda de energia na sua região.

Limpe a tela com produto específico. Nada de álcool ou lustra móveis, mas um pano levemente úmido também é uma solução segura.

Quais são os cuidados que você passou a ter no homeoffice? Comenta aqui!

Assine nossa newsletter para receber as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.