Como se destacar como profissional de tecnologia de informação

Como se destacar ou escolher o melhor profissional de tecnologia de informação? Aqui veremos os pontos chaves, atualizados!

Segundo a Page Personnel, hoje existem cerca de 1,3 milhões de profissionais de tecnologia de informação no Brasil. A estimativa para os próximos 4 anos é que o mercado precisará de mais 750 mil profissionais. Aqui vão dicas de como se destacar como profissional de tecnologia de informação.

Conversamos com Fernando Vilela, sócio diretor da Open Data sobre os pontos chaves para que um profissional de TI se destaque no mercado.  Para ele, o profissional deve se manter atualizado com o meio, questionador sobre as melhorias de processo e bom ouvinte, além das características básicas que se espera de todo funcionário: comprometimento.

Conversamos com alguns profissionais do mercado para entender o que eles pensam na hora de contratar um novo funcionário e quais os fatores relevante para terem sido contratados.

Criatividade

Ewerton Moraes ingressou nessa área há 8 meses. Sempre gostou de criar, desde a adolescência se questionou como as coisas funcionavam e esses foram dois dos motivos que o fizeram a se especializar em programação.

Para ele, o que abriu as portas no seu primeiro emprego foi estar aberto ao aprendizado. Ele diz: “…se tem algo que eu aprendi com o pessoal da área, foi que a área de tecnologia é constante aprendizado, e a prática é essencial. Transformar isso em resultado é o que faz uma boa diferença. Não é fácil sair do básico.”

Proatividade

“…um profissional desta área tem que ser autodidata e saber buscar conhecimento constantemente. Ser proativo e estar sempre atento as novas tendências.” é o que diz Jacqueline Pina.

Ela também ressaltou que apesar dos homens serem a maioria nesse campo, mulheres estão ganhando espaço pouco a pouco. Cada vez mais elas estão mostrando que não é a questão do gênero que influenciará nas suas habilidades.

“Eu sempre fui interessada por inovações tecnológicas, sempre soube que a tecnologia teria grande impacto social e manteria a humanidade em constante evolução. Então, foi a minha vontade de participar dessa evolução me motivou a ingressar na carreira. Porém, é uma decisão que gera certa insegurança a primeiro momento.

Ter em vista que mulheres são tão capazes quanto homens é crucial para vencer essa barreira, e também estar em constante busca por aprendizado.”

Comunicação

Depois da pandemia do covid19, muitas empresas repensarão seu modo de trabalho. Tão importante quanto o conhecimento técnico, a capacidade de se comunicar de forma clara e objetiva também se faz necessário em um profissional.

Portanto, habilidades como uma boa escrita, português correto e interpretação são pontos fundamentais para esse profissional.

Portfólio

Hoje em dia a faculdade não é mais o diferencial para ter destaque no trabalho. Se você almeja um cargo mais elevado, é imprescindível ter um portfólio atraente para apresentar.

Eduardo Yonobi tem 11 anos de experiência, atualmente trabalha como Programador Web Pleno há 5 anos e dá a dica: “Ter uma faculdade no currículo irá agregar, mas com o grande crescimento das Startup’s hoje mais importante que isso seria seu portfólio, pois ele mostra suas habilidades na prática”.

Eduardo também chama a atenção para a especialização: “Você não precisa deixar de conhecer tudo por causa de alguma especialidade. Eu, por exemplo, conheço de tudo um pouco, mas sou especializado em Business Intelligence.”

E pra você, o que faz a diferença? Comenta aqui e assine nossa newsletter para saber  todas as novidades!

Se você se identificou com esses pontos, pode fazer parte do nosso time!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.