Passo-a-passo para emissão da NF-e

Você está pensando em abrir uma empresa ou já abriu e tem dúvidas de como emitir a nota fiscal eletrônica? Calma, produzimos um passo-a-passo para emissão da NF-e que vai te ajudar!

Atentos ao passo-a-passo para emissão da NF-e? Vamos lá.

Certificado Digital

Através do Certificado Digital é feito a validação jurídica da nota fiscal. Logo, esse certificado é uma assinatura eletrônica da empresa que está emitindo a NF-e. Esse certificado é um documento obrigatório exigido pela SEFAZ.

Computador e internet

Pode-se emitir a nota fiscal através de computador, celular ou tablet. Porém, é recomendado que se faça através de um computador, uma vez que poderá guardar e organizar melhor os arquivos emitidos.

Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas esquecem que todo processo é feito de forma virtual, portanto, caso não tenha sinal de internet, a operação não poderá ser concluída.

Software emissor de NF-e

É preciso escolher um software que tenha habilidade para acompanhar o processo e as leis. Sendo assim, é importante também que esse software possa integrar todas as áreas do seu negócio. Assim, ficará mais fácil emitir a NF-e, salvar os dados, ter um cadastro de cliente, emitir relatórios.

Esses são detalhes que, à princípio, o novo empreendedor pode não tomar cuidado, mas sem uma gestão de negócio minuciosa, sua empresa pode se complicar nos processos.

A Open Data trabalha com softwares de gestão há 30 anos, com clientes e emissores de NF-e de todo Brasil. Além disso, é conhecida por ter os melhores planos do mercado, e contrato de confiabilidade dos dados de seus clientes. Entre em contato e peça um orçamento.

Arquivo XML, DANFE, CFOP e NCM

Para preencher a nota fiscal é preciso entender a funcionalidade de cada um desses documentos:

Arquivo XML: Arquivo eletrônico padrão utilizado pelo governo, empresa e SEFAZ. Somente os arquivos XMLs gerados pela SEDAZ possuem valor fiscal. Portanto, armazenar com segurança (link para como trabalhamos) esses dados é essencial para a comprovação das transações.

DANFE: Documento auxiliar da nota fiscal eletrônica, que registra as informações da NF-e de forma simplificada e legível, porém não tem função fiscal.

Código CFOP: série de números que indica a natureza de operação das mercadorias e serviços de transporte, tanto intermunicipais como interestaduais. (Código Fiscal de Operações e Prestações).

Esse número deve constar na NF-e, declarações, guias e escrituração de livros da empresa.

Código NCM: numeração que identifica a natureza dos produtos comercializados entre os países. Esse código deve constar na NF-e mesmo quando ocorrer uma transação dentro do país. E é através dele que é feita a tributação das mercadorias.

Emissão de DANFE: Após feita a nota fiscal eletrônica, é preciso emitir a DANFE. Esse documento deve acompanhar a NF-e para seu cliente. Para isso, é necessário realizar a comunicação com a SEFAZ, que irá gerar um arquivo XML e dar permissão para a emissão da DANFE.

Pode parecer complicado, mas fique tranquilo. Esse processo é facilmente realizado através dos softwares de emissão de NF-e.

Outros tipos de notas fiscais eletrônicas:

De acordo com o seu segmento existe a nota fiscal correta para emissão.

Nota fiscal do consumidor – NFC-e. Usa-se quando acontecem transações com consumidor fina, muito comum no varejo.

Nota fiscal de serviço – NFS-e: Usa-se caso você presta um serviço.

Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e: No caso dos transportes, que são serviços tributados pelo ICMS, deve-se emitir a CT-e. Logo, esse tipo de nota é de uso específico para transportadoras.

Receba todo treinamento de como emitir a nota fiscal específica para seu negócio e tenha todos seus dados seguros e organizados com a tecnologia da Open Data! Portanto, entre em contato e faça seu orçamento!

Clique aqui e inscreva-se em nossa newsletter para saber todas as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.