Você tem dúvida na escolha do seu servidor? Onde colocar seus dados? Vamos te ajudar entendendo de forma prática a diferença entre servidor físico e nuvem. Nesse artivo vamos explicar de forma simples e prática a diferença entre um servidor físico e a nuvem (cloud computing).
Servidor próprio
O servidor próprio, ou físico, são os hardwares (máquinas) que armazenam um conjunto de dados operacionais.
Dessa forma, exigem um espaço preparado e apropriado para eles. Geralmente encontram-se em uma sala escura e refrigerada com a temperatura ideal para preservar os equipamentos.
A infraestrutura para ter esse servidor engloba não somente as máquinas, mas eletricidade 24h.
Quanto à segurança, exige backups rotineiros, mas na maioria das vezes isso não é um problema para a empresa de TI. Apenas deve-se certificar que a empresa que cuida de seus dados possui a infraestrutura certa.
Nuvem
A nuvem é a forma de armazenar os dados da sua empresa através de um datacenter virtual. Ele é gerenciado por uma empresa especializada que será responsável pelos backups, segurança de dados ou impedir a invasão de hackers, por exemplo.
Quanto aos custos, não requer nenhuma máquina física para sua empresa. De acordo com o Estudo de Tendências de Tecnologia da IBM de 2012, 62% dos entrevistados classificaram a segurança como a barreira mais significativa na ativação da mobilidade em suas organizações.
Qual tipo de servidor combina mais com sua empresa? Comenta aqui!